Várias pessoas estão procurando informações do que é preciso para ser um motorista Uber e 99.

Desde já podemos adiantar que não são os únicos aplicativos atuantes no mercado, porém são os mais conhecidos entre os clientes (passageiros) e motoristas.

Em primeiro lugar, o que atrai muitas pessoas para essa profissão é a flexibilidade de horário, o que já entrega uma certa qualidade de vida, muito embora sejam necessárias estratégias para que se torne lucrativo sem atrapalhar a sua vida pessoal. 

Mas como começar a trabalhar nessa área? O que é preciso para se tornar um motorista Uber e 99? Para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a começar o quanto antes, preparamos este artigo para explicar as etapas para novos motoristas.

Fique conosco e confira. Boa leitura!

Tópicos

  1. Algumas exigências básicas
  2. Fazer cadastro na plataforma
  3. Aguardar tempo de espera para a aprovação
  4. Fui aprovado! O que fazer em seguida?

1. Algumas exigências básicas

Antes mesmo de se cadastrar na plataforma Uber, verifique se já possui requisitos mais básicos, os quais veremos a seguir.

Vale lembrar que contar com um smartphone será fundamental para você se cadastrar nas plataformas e receber pedidos de viagens dos passageiros futuramente.

Uber

Porém é importante destacar que esses requisitos podem variar de acordo com a categoria escolhida: Uber X, Uber Black, Uber Confort, entre outras disponibilizadas na sua cidade (sim, isso varia conforme a infra-estrutura das cidades).

Mas, de modo geral, os principais requisitos para um motorista são:

  • Veículo com habilitação válida, 4 portas, 5 lugares (incluindo o motorista), ar condicionado e data de fabricação inferior a 10 anos (em algumas cidades, foram estabelecidos 7 anos), podendo ser um veículo próprio, alugado ou financiado;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) definitiva com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) inclusa;
  • Atestado de Antecedentes Criminais livre de qualquer registro;
  • Ser maior de 21 anos de idade.

Clique aqui e agora para se cadastrar na Uber.

99

Neste ponto, os requisitos da Uber e da 99 são muito semelhantes, e ambas as plataformas possuem as mesmas exigências básicas para os motoristas parceiros que irão dirigir.

O essencial é que, em ambas plataformas, você não se esqueça de adicionar a observação EAR na sua CNH.

Um ponto de diferença entre os dois aplicativos é o fato da 99 ser mais democrática em relação à aceitação dos veículos. Um exemplo é a cidade de El Salvador, no Chile, que aceita veículos com 12 anos de fabricação.

Participe também de nossos grupos de WhatsApp, onde Motoristas e Entregadores compartilham dicas e novidades.

Clique aqui e agora para se cadastrar na 99 POP.

2. Fazer cadastro na plataforma

Estando alinhados os requisitos básicos para ser um motorista, agora é o momento de se cadastrar nas plataformas.

Uber

Antes de mais nada, tenha os seguintes documentos já digitalizados no seu smartphone, para agilizar o preenchimento dos dados:

  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) ou a nova CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico);
  • E-mail e telefone válidos;
  • Certificado de Antecedentes Criminais;
  • CNH com EAR do condutor; 
  • Foto de perfil;
  • Para os condutores de São Paulo, será necessário emitir o CONDUAPP - assunto para um próximo artigo.

99

De antemão, pode esperar o mesmo padrão para se cadastrar o motorista na plataforma da 99.

Mas há um porém, além dos documentos já citados acima, a 99 exige uma foto de um comprovante de residência, uma vez que ela enviará ao motorista um cartão, que será utilizado para resgatar os seus pagamentos.

Apesar disso, dependendo da sua cidade, há a opção de fazer esse cadastro presencialmente em alguma Casa 99. Existe várias pelo Brasil.

3. Aguardar tempo de espera para a aprovação

Antes de tudo, tenha paciência. 

Em todas as plataformas, suas informações passarão uma verificação de segurança para a análise dos dados enviados.

Verifique sempre seu e-mail, principalmente na "Caixa de entrada". Porém, é interessante examinar também a "Caixa de SPAM", que são as mensagens filtradas pelo seu aplicativo de mensagens.

Uber

A princípio, a Uber estipula um prazo máximo de 10 dias úteis, após você enviar todas as informações solicitadas. Em seguida, sua documentação irá para um departamento de Verificação de Segurança Uber, que é o responsável por confrontar todos os dados repassados.

Nesse sentido, se as informações estiverem legíveis e dentros dos requisitos básicos, a resposta poderá chegar, em média, entre 3 a 5 dias úteis.

99

Do mesmo modo, a 99 também possui um departamento especializado, onde será realizada as análise dos documentos enviados pelos interessados em se tornar um motorista parceiro. Porém, o tempo de espera para uma resposta definitiva é de até 5 dias úteis. 

4. Fui aprovado! O que fazer em seguida?

Em primeiro lugar, parabéns.

Após aprovado, examine o máximo de informações que encontrar sobre o funcionamento do aplicativo. No menu de Ajuda, geralmente tem essas informações básicas.

Siga também as próximas instruções específicas de cada plataforma:

Uber

Quando recebida a sua resposta de aprovação, basta baixar o aplicativo Uber Driver em seu celular e iniciar a capacitação obrigatória on-line, que a Uber exige antes de começar a dirigir pela plataforma.

Só depois desse treinamento básico, é que você estará liberado para iniciar a sua jornada de trabalho.

99

Por outro lado, a 99 não exige qualquer capacitação específica, porém disponibiliza cursos gratuitos na sua plataforma para que seus motoristas acessem de maneira espontânea. Sendo assim, tendo seu cadastro aprovado, já poderá começar a trabalhar imediatamente.

Conclusão

Enfim, espero que tenham ficado claros os principais requisitos para ser um motorista Uber e 99, e que você tenha conseguido se cadastrar nas plataformas e já esteja trabalhando como motorista de aplicativo.

Porém, não se esqueça que você poderá rodar em ambas as plataformas utilizando seu próprio veículo ou alugando, mas sempre ficando on-line apenas um aplicativo quando estiver em viagem.

Espero que este passo a passo ajude você a iniciar seus trabalhos como motorista.

Ficou com alguma dúvida sobre os requisitos básicos para ser motorista Uber e 99? Deixe o seu comentário!

Teremos mais conteúdos como esse no blog!

Participe também de nossos grupos de WhatsApp, onde Motoristas e Entregadores compartilham dicas e novidades.

Se quiser acelerar seu processo de aprendizagem, recomendo o treinamento que Leonardo Braga criou para Motoristas de Aplicativos.