Quando se trabalha como entregador, por aplicativo ou não, é importante que seu celular esteja sempre bem fixado na moto.

Existem muitas opções no mercado, porém a mais em conta e que aguenta bem o trabalho é o suporte tipo garra (ou tipo aranha, como alguns gostam de chamar).

Existem opções com ou sem carregador USB. Recomendo que tenha o carregador junto, para que você não fique sem bateria no celular durante o trabalho. 

Alguns aplicativos, inclusive, nem aceitam trabalhar com a bateria abaixo dos 20%, que já começam a avisar sobre a recarga, além de ficarem off-line até que o processo de carregamento se inicie.

É importante também estar atento ao cabo USB, o qual recomendo sempre que seja desplugado na ponta que vai ao carregador, e nunca na ponta que vai ao celular. Afinal, o que é mais caro trocar após o desgaste: o cabo USB, ou a entrada Type-C do celular? O tipo de conexão varia conforme a marca e modelo do seu smartphone, mas a maioria utiliza o Type-C.

O suporte tipo garra, em seu carregador USB, possui uma microchave. Verifique sempre, ao final do seu turno de trabalho, se ela está desligada, sob pena de descarregar toda bateria da sua moto.

Como fazer a instalação

A sua instalação é relativamente simples, bastando apenas ligar os polos positivo e negativo à bateria. Mas muito cuidado para não provocar um curto, ou inverter as polaridades (fio vermelho é o positivo, e o fio preto é o negativo).

Cada moto possui um tipo de acesso à bateria. Na Honda Biz 125 é preciso abrir a carenagem frontal para acessar. De qualquer forma, é preciso que o cabo esteja bem acondicionado e firme, o que pode ser conseguido com algumas presilhas de nylon ao longo do percurso do cabo.

Eu recomendo, também, que se utilize algum conector de torção, ou conector P4 macho e fêmea com borne a uns 15 centímetros do carregador. Assim, se você for substituir a garra toda, não precisará desmontar toda a carenagem da moto novamente para chegar à bateria. Apenas tome cuidado para não encostar os dois polos, sob pena de danificar o sistema elétrico da sua moto.

Defeitos mais comuns

Bem, por ser um artigo relativamente barato, ele é produzido em larga escala e com materiais frágeis em alguns pontos.

As borrachas que seguram o celular, geralmente ficam cortadas ou lisas, escapando muitas vezes. Uma solução interessante é retirar as borrachas e passar uma lima nos pinos para remover alguma rebarba que corte a borracha. Para que ela não fiquem escapando, principalmente em dias chuvosos, pode-se preencher o interior das borrachas com uma cola de silicone.

Funciona muito bem também enrolar algumas tiras de borracha obtidas de câmeras de ar recicladas. É inscrível o que se pode fazer com este material reciclado.

Como o entregador retira o celular várias vezes durante o processo de trabalho, pode chegar um dia em que a mola interna se desprenda ou quebre, aí creio que a substituição da garra será o modo mais rápido e barato de resolver o problema.

Mas o problema que mais acontece, é quebrar na junção flexível. Geralmente a esfera de regulagem quebra em algum ponto. Em alguma marcas, essa esfera é de um plástico bem duro. Ao analisar uma "gabiarra" postada por um colega, me veio a inspiração de furar essa esfera, com uma broca de mesma espessura da haste do espelho retrovisor da moto. Então calcei a esfera nesta haste e fixei a garra diretamente.

Com isso, meu último suporte tipo garra está até hoje na moto e funcionando plenamente.

O que fazer em dias chuvosos

Para os dias de sol, o suporte garra protege muito bem seu celular.

Porém, em dias de chuva, você irá precisar de uma proteção extra, que deverá sempre estar guardada no seu baú ou bag: a capa para celular a prova d´água.

Sim, é aquela capa de celular impermeável para uso em piscinas, pois tem dias em que a chuva é tão forte, que parece que estamos debaixo de uma cachoeira.

Por mais que o seu celular seja resistente à água, não recomendo abusar desse recurso, e essa capa impermeável é barata e cumpre o combinado.

Uma dica interessante, é sempre deixar um papel toalha dobrado dentro dela. Assim qualquer umidade do ar será absorvido pelo papel, e já diminui a chance de ir para dentro do celular.

Conclusão

O suporte tipo garra com carregador USB, mais a capa para celular a prova d´água, vão ser ferramentas importantes para proteger o seu equipamento e continuar a receber chamadas em qualquer ambiente.

É de conhecimento comum que a demanda por entregas em períodos de chuva aumenta bastante, o que pode ser uma peça importante na sua estratégia de ganhos semanais.